quarta-feira, 30 de junho de 2010

carlinhos gomes

A história recente da Namíbia começa em Janeiro de 1793, quando Walvis Bay é reclamada pelos holandeses. Em 1878, com a anexação da colónia do Cabo da Boa Esperança pelos ingleses, aquele porto passa a fazer parte daquele território.
Aquele importante porto tinha sido “descoberto” em 1487 por Bartolomeu Dias, mas a região não foi reclamada para a coroa portuguesa, provavelmente por estar isolada no meio do deserto do Namibe.
Na sequência da Conferência de Berlim, em 1885, a Alemanha passou a administrar o território do Sudoeste Africano até à sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Nessa altura, a União Sul-Africana obteve o mandato da Liga das Nações para administrar aquela território, mas não o substituiu por um mandato da ONU, em 1946, ficando a ocupar o território como se fosse uma quinta província.
Em 1966, a SWAPO (South-West Africa People's Organisation), um movimento independentista lançou uma guerra de guerrilha contra as forças ocupantes, mas só em 1988 o governo sul-africano acedeu a terminar a sua administração do território, de acordo com um plano de paz das Nações Unidas para toda a região.
Em 1990, o Sudoeste Africano tornou-se independente como Namíbia, mas Walvis Bay continuou sob controle da África do Sul até 28 de Fevereiro de 1994, depois dos proprietários locais aplicarem pressão na potência administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário